quinta-feira, 7 de novembro de 2019

ALMANAQUE PRIMEIRO


- Agora consegues ver melhor a História. Perceber como todos aqueles hinos de rock'n'roll punk harcore traziam a tomada da Bastilha. 

----------------------------------------------------------------

- Essa manhã em que os factos não cavam lógica entre si e tu estás implicado entre o acontecido sem nunca por ali teres jogado – e sem sentires a relação entre ti e o que te chega. É tarde e nunca o virás a saber: não podes ver o jogo que te joga, o que está no segredo que te movimenta, Ou de outra maneira: a noite é a fortuna que te vale e que te cegaria pela luz insólita de outra matéria. 

------------------------------------------------------------------

Criadora de guerras implacável inflexível
Crê que é pacífica
Porque se situa razoavelmente à esquerda
Nunca sai do seu lado.
Torna as suas ideias as dos outros
Nunca sai do seu lado
Incapaz de sequer respeitar o oposto
Os fins justificam os meios
De frente, como no passado
Regista a (sua) práxis
Funciona sempre de acordo com as (suas) regras
Nem vê outras
E à sua maneira cada vez mais
Subtilmente enfatiza
Como vitórias
Todos os empates da vida.

---------------------------------------------------------------

Não ser aquele que entra na sala com o telemóvel em riste a tirar fotos 
Sem olhar para nenhum quadro e não ser no ecrã para a foto
E com muita sorte não tropeçou, o que traria toda a justiça à situação
De Murillo, o estilista supremo, relembra-nos, a lembrar-nos que a sua época é a nossa época
Ali bem perto de onde eu fui parar em 1992 a dormir ao relento 
Consta que vim dar aqui agora para o constatar 
Foi preciso ver a ponte tão fora do eixo de passagem
Perceber que estava bem pior que um turista de aparências.

---------------------------------------------------------------

Escrevo o poema como um alívio. Alguma coisa que precisava saber. Vomitei das minhas entranhas. Ter uma forma. Ou melhor, partir das minhas entranhas, como diria Norman Mailer, escrever é para um homem a única forma de parir. De qualquer forma, agora sinto-me melhor, o que traz algo de sexual satisfação, do que tem que ver com parto. Parto. 

Meu problema, desde a escola, foi sempre a forma como em Portugal não se tomam as coisas a sério. De nenhuma forma, enquanto se estuda, enquanto se tiram diplomas, enquanto se tem sucesso, credibilidade, reciprocidade, admiração... No lugar onde sempre fui tido como uma ameaça. Onde nunca fui levado a sério. Respondo isto do estrangeiro. Tranquilo. Ninguém me chateia.

É possível que a velha vida ainda venha para aí em referência. Direi que não estou. Mas estou. Pronto a qualquer esclarecimento. E já agora, que me paguem. 


Sem comentários: