terça-feira, 12 de junho de 2012

Mais uma para a estrada

Vi finalmente o documentário “Os Donos de Portugal” que tem que se lhe diga em relação ao estado a que isto chegou versus discurso dominante, ou não, que os dois lados pertencem à mesma moeda. Atente-se no caso de Pina Moura, que do comité central do PCP se converteu em privatizador suspeito de concessões escandalosas nos seus tempos de governo PS, acabando agora a elogiar o "excelente trabalho" deste governo que vive nos antípodas do governo António Guterres de que tomou parte de destaque nas Finanças e não só. 
Há quem diga que os ex-PCP são os piores, outros dizem que são os ex-maoístas. Eu nem uma coisa nem outra. Sei de fonte segura que após o 25 de Abril milhares de pessoas foram-se inscrever no PCP. Achavam que isso é que era estar do lado certo da História. Os diários de Miguel Torga e Vergílio Ferreira dão um cheirinho do fenómeno. Vão lá e leiam. 
Tenho um amigo que parece que me ligou por causa da profusão de postas anti-estemiserávelgoverno que tenho posto no Facebook. Digo parece porque ele entretanto desligou a chamada com uma desculpa de estacionamento. Tinha marcado o seu ponto e se calhar não podia continuar. E eu a pensar que se marimbava... Lembra-me outro que sai para a rua quando o PSD ganha as eleições e um dia disse-me que não era de Direita nem de Esquerda, era é de onde está o dinheiro. Como aqueles que dizem que não são do Sporting nem do Benfica mas vão sempre para o Marquês festejar. Como se apanhando-o num daqueles nojentos regimes comunistas tipo Ceaucescu algum dia viesse também dizer que era é de onde está o trabalhador e o mais longe possível do capital, esse demónio. 
Tem gente que não faz outra coisa na vida: posiciona-se. E não existe coisa mais fácil de dispensar: essa gente. Que é tanta gente. Porque a gente sabe que as coisas são mesmo assim.