segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A culpa aqui não é do Relvas

Ainda há pouco tempo, meses, não mais que isso, lembro-me de enumerar blogues de leitura diária ou obrigatória, a conta subia dos trinta para cima e por aí fora. Creio que há uns anos ainda eram bastante mais, mas não posso precisar até porque não me vou dar ao trabalho para os ler hoje, dos que ficaram, porque blogues apagados do melhor da história da nossa bloga há uns quantos. 
Agora tenho em conta uns dez, de vício diário, uns 20 obrigatórios e não leio mais. A pioria é evidente, as redes sociais de certa forma são responsáveis pelo efeito, os blogues foram infectados pela irrelevância - reprodução de notícias, sound bites da treta e inanidades que bem podiam estar num wall ou mural de Facebook mas que num blogue querem ganhar outro buzz. Acontece também que há murais no Google + e Facebook melhores e mais interessantes que boa parte dos blogues, e também gente que escreve em caixas de texto coisas muito boas. É certo que o Verão – e principalmente os finais de Julho e Agosto - é a estação mais morta das escritas. Há pouco regressaram três dos meus blogues preferidos. Desses e de outros que não dispenso, o meu entusiasmo é tão evidente que provavelmente o saberão. Também que são muito melhores que a esmagadora maioria da maralha editada por aí, da imprensa às estantes das livrarias. Saísse-me o Euromilhões e editava-os a todos.